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ARTIGO: Modernização dos portos capixabas: a hora é agora.

01
ago

Existem mais de 2 mil portos no mundo, desde aqueles com apenas um berço (espaço de atracação do navio) que movimenta algumas centenas de toneladas por ano, até os portos multitarefa que movimentam mais de 300 milhões de toneladas.

No Brasil, temos 235 instalações portuárias, levando em consideração infraestruturas públicas e privadas, marítimas ou fluviais.

O Porto de Vitória se mantém na lista entre os 10 maiores portos públicos do país, segundo relatório do desempenho do Setor Aquaviário 2016, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Apesar da queda na média geral de desempenho, resultado da recessão econômica enfrentada pelo País, a crise está sendo driblada e os portos têm  contribuído para a retomada da economia.

O Porto de Vitória, que esteve entre os 10 primeiros Portos no ano de 2015, manteve esta posição em 2016 e foi avaliado, entre outros critérios, pela movimentação de carga. Com um total de sete portos distribuídos pelos 417 quilômetros de litoral, o complexo portuário do Espírito Santo é o segundo maior da América Latina e agrupa sete portos e terminais, entre públicos e privados, por onde circulam, em média, 25% das mercadorias que entram e saem do Brasil.

Dentre os terminais privados, o Terminal Portuário de Tubarão é o segundo maior em movimentação de cargas no Brasil, com 50,2 milhões de toneladas. Considerado o maior exportador de minério e pelotas do mundo, ele também movimenta combustível e grãos.  Já entre os 37 portos públicos organizados no país, o nosso Estado ocupa a 10ª colocação, com 3 milhões de toneladas movimentadas. O que mostra uma boa posição no ranking nacional, mas capaz de crescer muito mais com os necessários investimentos na modernização de suas operações.

Problemas como rodovias sem conservação e duplicação; falta de vias de acesso amplas; porto público sem estrutura para receber embarcações de grande porte; entre outras carências, criam gargalos e atrasam o desenvolvimento dos nossos portos e do nosso Estado.

Marcos Henrique Lopes

Gerente executivo do Sindiopes