SINDIOPES

SINDIOPES

Sindiopes Sobre

SOBRE

O Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Espírito Santo  (SINDIOPES) é uma associação que representa, perante as autoridades administrativas e judiciárias, os interesses gerais dos operadores portuários do Espírito Santo, que operam dentro e fora do Porto Organizado, bem como os administradores de terminais. Fundado em 19 de setembro de 1994, o sindicato, dentre outras atribuições, defende as demandas da categoria, o associativismo dos empresários e o fortalecimento do setor.

O SINDIOPES conta, em sua estrutura, com 18 (empresas associadas) e está associado à FENOP – Federação Nacional do Operadores Portuários, com sede em Brasília.

O Conselho Administrativo representa o Sindicato e defende os interesses da entidade perante os poderes públicos e as instituições privadas, fazendo cumprir, quando necessário, as deliberações da categoria.

 

• Representar, perante as autoridades administrativas e judiciárias, os interesses dos associados, relativamente à categoria econômica dos operadores portuários;
• Colaborar com o Estado, como órgão técnico e consultivo, no estudo e soluções dos problemas que se relacionem com a categoria;
• Negociar e celebrar os convenções coletivas de trabalho da responsabilidade de operadores portuários.
• Colaborar com os poderes públicos no desenvolvimento da solidariedade social;
• Manter serviços de assistência jurídica para associados mediante consultoria, visando à proteção da respectiva categoria econômica.

Setor

As empresas operadoras portuárias e administradoras de terminais portuários do Espírito Santo têm papel relevante no comércio exterior, contribuindo significativamente para a arrecadação dos impostos – essenciais para a manutenção e desenvolvimento do Estado. Além disso, são reconhecidas pela sua excelência nas operações do setor, fato este que ajuda a atrair e manter o volume de serviços nos portos.

Complexo Portuário do Espírito Santo

De acordo com informações no site do Governo Estadual, do ano de 2015 o complexo portuário do Espírito Santo – um dos maiores da América Latina – é de suma importância para o desenvolvimento do Estado. É responsável por cerca de 9% do valor exportado e por 5% do valor importado pelo país. No total, movimenta em torno de 45% do PIB Estadual. Sua estrutura permite a movimentação de diversos tipos de carga. É composto pelos seguintes portos:

Administrado pela Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), movimenta contêineres, veículos, produtos siderúrgicos, granéis e carga geral por meio dos terminais Cais de Vitória, Companhia Portuária de Vila Velha (CPVV), Terminal de Vila Velha (TVV), Capuaba, Peiú, Paul/Codesa e Flexibrás.


Constituído pelo Terminal de Produtos Siderúrgicos (TPS), operado pelo consórcio ArcelorMittal Tubarão, Usiminas e Gerdau Açominas, é responsável por 50% das exportações brasileiras de produtos siderúrgicos e pelo Terminal de Carvão, operado pela Vale, que é responsável pela importação de carvão que atende a essas usinas siderúrgicas.


Localizado ao Norte do Espírito Santo, no município de Aracruz, atende às unidades da Fibria, Veracel, Bahia Sul/Suzano e Cenibra. Maior porto brasileiro especializado no embarque de celulose, é considerado um dos mais eficientes do mundo. Com três berços em operação e capacidade anual para 7,5 milhões de toneladas, responde por 70% das exportações de celulose do Brasil.


Controlado (Controlada) e operado (operada) pelo Grupo Coimex, atende às operações offshore de exploração e produção de petróleo no Espírito Santo. Está localizado (localizada) no município de Vila Velha.


Administrado pela Vale, que é a maior exportadora de minério e pelotas de ferro do mundo. Está localizado na ponta de Tubarão, na parte continental do município de Vitória. Além do minério de ferro, movimenta diversas outras cargas, a exemplo de grãos e combustíveis.


Localizado no município de Anchieta, Sul do Estado, é um terminal operado pela Samarco Mineração. Foi construído para escoar a produção de pelotas de minério de ferro e também movimenta cargas diversas para consumo da empresa e de terceiros.


Único terminal especializado em contêineres no Espírito Santo, é operado por meio da Log-In Logística Intermodal S/A. É uma excelente alternativa para operações de importação e exportação de contêines contêineres, veículos, produtos siderúrgicos e carga geral, destacando-se como um dos mais produtivos terminais brasileiros nesse segmento.


Localizado no Espírito Santo, um estado economicamente articulado com o comércio exterior e que possui uma logística de transporte que integra vários modais, sendo o mais importante deles o portuário.