SINDIOPES

Operação portuária

ago

Existem mais de 2 mil portos no mundo, desde aqueles com apenas um berço (espaço para um navio) que movimenta algumas centenas de toneladas por ano, até os portos multitarefa que movimentam mais de 300 milhões de toneladas por ano. No Brasil, temos 235 instalações, levando em consideração infraestruturas públicas e privadas, marítimas ou fluviais.

Com um total de sete portos distribuídos pelos 417 quilômetros de litoral, o complexo portuário do Espírito Santo é o maior da América Latina em quantidade de portos. Mas para o Gerente Executivo do Sindicato dos Operadores Portuários (Sindiopes), Marcos Lopes, se a infraestrutura logística do Espírito Santo fosse melhor o Estado ficaria em vantagem com relação a outros portos do país e seria mais competitivo.

“Problemas como rodovias sem conservação e duplicação, porto público sem estrutura para receber embarcações de grande porte, falta de retroáreas para atendimento às empresas que operam com cargas, aeroporto que há anos opera acima de sua capacidade e necessidade urgente de uma adequação do sistema ferroviário criam gargalos que atrasam o desenvolvimento do Estado”, ressalta.